BIOGRAFIA

Xenia França, cantora baiana indicada ao Latin Grammy Awards, lançou em 2017 seu primeiro disco solo, “XENIA”. Com produção musical de Lourenço Rebetez, Pipo Pegoraro e coprodução da própria artista. O álbum reverencia o som que vem da diáspora negra, em uma sonoridade afro – jazz – cósmica.

Nos últimos três anos Xenia foi ao Rock In Rio, para dividir o Palco Sunset com o ícone pop Seal, navegando em turnê por alguns dos festivais mais importantes do país: Recbeat, Coala, Coma, Queremos, Psicodália, Virada Paulista, entre outros. Além de três turnês pelos Estados Unidos se apresentando em um dos mais renomados festivais de Nova York, o Summerstage, no Central Park, e o Globalfest, que lhe rendeu matéria no jornal The New York Times. Também subiu ao palco do Kennedy Cultural Center of Performance Arts em Washington e SXSW, em Austin. Fez shows na Colômbia, no Teatro Pablo Toblón em Medellín e Centro Cultural de los Andes, em Bogotá, e em Berlin.

Xenia coleciona êxitos com seu o bem sucedido álbum de estreia XÊNIA, que ainda levou a cantora a duas indicações ao Grammy Latino de 2018, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo, enquanto a composição Para que me chamas?, parceria com Lucas Ciriillo, foi indicada ao Grammy na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa.
A sua bem-sucedida carreira no exterior levou a cantora brasileira ao COLORS – um dos programas de música contemporanea mais importantes da atualidade no Youtube. O clipe de “Pra que me Chamas?” concorreu ao Berlin Music Video Awards e ao Women Music Award como Melhor Videoclipe. O videoclipe Nave, foi indicado ao Music Video Festival de São Paulo.

Em 2021, a artista volta-se para a produção de seu novo trabalho, no qual, dialogando com o tempo presente, buscará refletir temas essenciais da existência, aprofundando-se ainda mais na sonoridade alcançada em XENIA (2017). O novo projeto tem patrocínio do Programa Petrobrás Cultural, que além do álbum, terá dois shows de lançamento.